VOU IMPRIMIR E COLAR NA PORTA DA MINHA GELADEIRA:
O QUE NÃO PODE FALTAR NA DIETA :
Ácido fólico – Atua na formação do tubo neural do bebê.Fontes: miúdos, verduras verde-escuras (brócolis, espinafre e couve), feijão-branco e legumes.
Cálcio – Importante para a formação dos ossos do bebê e ajuda na manutenção da estrutura óssea da grávida.Fontes: leite, iogurte, cottage, ricota, couve, semente de girassol, semente de linhaça, gergelim, iogurte desnatado.
Vitamina D - Auxilia o aproveitamento do cálcio pelo organismo. Fontes: leite, fígado, atum, salmão, sardinha.
Ferro – Previne anemia.Fontes: carnes vermelhas, miúdos, fígado, verduras verde-escuras, gema de ovo, frutas secas.
Vitamina C - Auxilia a absorção do ferro. Fontes: frutas cítricas (laranja, limão, acerola, maracujá) e vegetais folhosos.Líquidos – Fundamental para o funcionamento adequado do organismo. Beba de 2 a 3 litros por dia, principalmente de água.
Fibras – Evita que o intestino fique mais lento, o que ocorre com freqüência com as gestantes.Fontes: alimentos integrais (arroz, massa, pão, cereais), verduras e legumes crus e frutas com casca e bagaço.
EVITE
Carnes cruas, gema de ovo malcozida, café, álcool, adoçantes com aspartame, ciclamato e sacarose (pode consumir os mais naturais coma frutose ou estévia), chás mate e preto, refrigerantes à base de cola, sal e doces em excesso.
PARA OS ENJÔOS Para amenizar tal desconforto, típico das primeiras 12 semanas de gestação devido à alteração hormonal, vale a pena recorrer a alimentos gelados e ácidos, como limonada ou abacaxi.
fonte:Revista Boa Forma http://boaforma.abril.com.br/edicoes/258/fechado/Dieta/dieta-gravida.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário